Nesta quarta-feira, (03/09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou que em 2009 as universidades federais terão 41 mil novas vagas para cursos presenciais em todo o país. Serão oferecidas 227.668 vagas entre cursos presenciais e à distância, mais que o dobro das vagas cedidas no ano de 2003.
O Projeto Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) criado em abril de 2007,para implementar uma política nacional de expansão da educação superior pública e tem como objetivos principais ampliar o acesso às universidades públicas e aumentar o padrão de qualidade do ensino.
Segundo o Ministério da Educação, as vagas só foram concedidas graças à contratação de 6 mil docentes e a 3,5 mil novos técnicos administrativos, além da reforma da infra-estrutura das universidades e da concessão de duas mil bolsas de pós-graduação.
O projeto espera ter R$ 2 bilhões de reais em 2011, porém, a arrecadação só será possível se: todas as universidades federais participarem; o projeto conseguir aumentar em 90% o número de concluintes a graduação e aumentar para 18 o número de alunos por professor.
A matéria também foi baseada no portal do Terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário