O governo federal está promovendo uma campanha de vacinação para a erradicação da rubéola no Brasil. Homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade devem procurar postos de saúde de 9 de agosto a 12 de setembro de 2008 independentemente de já terem sido vacinadas anteriormente ou até mesmo terem contraído a doença. Será utilizada a vacina dupla viral, que imuniza o corpo contra os vírus causadores da rubéola e do sarampo.
De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), durante a
44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Panamericana de Saúde foi discutida a estimativa de pessoas não vacinadas no país e assim definida a necessidade de haver uma campanha de vacinação. A proteção da vacina inicia-se duas semanas após a aplicação. Sua eficácia é superior a 95% e imuniza pela vida inteira .
O médico infectologista Jorge Amarante, em entrevista ao site do oncologista Drauzio Varella, afirmou que a rubéola é uma doença infectocontagiosa cujas características são manchas vermelhas pelo rosto e depois pelo corpo, febre até 38 graus e dores e inchaço em pequenas articulações. O grupo de maior risco da doença são as mulheres grávidas, pois a contaminação do feto pode causar malformações que levam a problemas visuais ou auditivos. A vacina é contra-indicada para grávidas com mais de três meses de gestação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário