quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Novo teste pode detectar câncer de ovário

Foi desenvolvido um novo exame que detecta o câncer de ovário em um estágio mais prematuro do que os outros exames. A eficácia do exame ainda não está suficientemente testada, segundo afirmam alguns especialistas e a Food and Drug Administration (FDA, agência federal norte-americana que regulamenta alimentos e remédios).

O câncer de ovário é o crescimento descontrolado de células anormais nos ovários (órgãos reprodutivos femininos que produzem os óvulos). É realmente muito difícil a descoberta do câncer de ovário durante um exame ginecológico antes da fase tardia. Isto explica por que o câncer de ovário leva mais freqüentemente à morte que outros tumores. Se a doença for detectada no início, a paciente tem 90% de chances de cura. Se detectada em estágios posteriores, a porcentagem cai para 30%.

Só neste ano, nos Estados Unidos, mais de 21 mil casos novos de câncer ovariano foram diagnosticados e mais de 15 mil mulheres devem morrer da doença. O exame chama-se OvaSure e de acordo com A Sociedade dos Oncologistas Ginecológicos não será um exame de rotina, pois segundo a FDA, o teste oferece alto risco e se não receber a validação adequada pode prejudicar a saúde pública.

Para saber mais, visite:
www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=341
www.abcdasaude.com.br/artigo.php?60

Nenhum comentário: