sábado, 13 de setembro de 2008

Discriminação no trabalho

Um relatório de emprego, desenvolvimento e trabalho decente, produzido por três agências da Organização das Nações Unidas (ONU), diz que aumentou o número de mulheres brasileiras no mercado de trabalho devido “ao aumento da escolaridade feminina, à redução do número de filhos por mulher e a uma expectativa maior de autonomia econômica, entre outros fatores”. Porém, o estudo diz que a relação na taxa de participação de homens e mulheres no mercado ainda é bastante desigual, refletindo a dificuldade de tantas mulheres em conseguir emprego ou permanecer nele, principalmente entre aquelas de menor renda e baixa escolarização.
Essa notícia foi publicada no site da Abril.com

Existem muitos blogues e blogueiros que escrevem sobre o tema “discriminação no trabalho”. Apesar de não tão atuais, apresentamos abaixo alguns desses blogues, com uma breve descrição da postagem que fizeram sobre o assunto.

Obesidade e discriminação no trabalho:
No blog do “Fragale”, definido por seu autor Roberto Fragale Filho como “um espaço híbrido de informação e análise, com comentários sobre os campos acadêmico e jurídico”, trouxe um artigo em 19 de outubro de 2007 que discute a discriminação no trabalho pela questão do peso das pessoas.

Discriminação racial nos bancos:
O blog de “humbertoadami” discute, entre outras coisas, a discriminação racial nos bancos. São postagens de dezembro de 2005 que acompanham casos de julgamentos, protestos e ações contra bancos por questões raciais.

Discriminação ao trabalho da mulher:
O blog “Preconceito Fede”, de autoria de Zailda Mendes, traz uma discussão sobre as discriminações que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho. Na postagem, de 10 de julho de 2008, a autora pede às mulheres que tenham consciência de seus direitos e acionem advogados e órgãos competentes quando se sentirem em situações discriminatórias.

Quando a discriminação vira notícia:
No blog “100% jornalismo”, de Letícia Lemos, há uma postagem de 7 de março de 2006 que fala da luta das mulheres por seus direitos e a repercussão desta na mídia.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Planseq Bolsa Família

O Ministério do Trabalho prorrogou o prazo para o envio da documentação das entidades interessadas em executar os cursos de qualificação para formação profissional na área da construção civil até o dia 18 deste mês.

Esses cursos são coordenados e organizados pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq), um instrumento complementar dos Planos Territoriais de Qualificação. Por meio deste, firmam-se convênios com entidades especializadas em qualificação social e profissional para a capacitação de operários.

Poderão participar do Planseq maiores de 18 anos, que têm a família inscrita no programa nacional Bolsa Família do governo federal e a 4ª série do ensino fundamental concluída. As famílias que possuem trabalhadores com esse perfil receberão em suas residências uma convocação do governo federal para que os interessados se inscrevam em um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Segundo a assessoria do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), o Planseq da Construção Civil atenderá 185 mil pessoas em 13 regiões metropolitanas como, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Curitiba, Porto Alegre e Distrito Federal.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) também divulgou em seu site uma nota sobre o assunto, declarando que a classificação das famílias será feita pelo Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), o qual assegura que as famílias mais vulneráveis sejam as primeiras a serem atendidas.