segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Planseq Bolsa Família

O Ministério do Trabalho prorrogou o prazo para o envio da documentação das entidades interessadas em executar os cursos de qualificação para formação profissional na área da construção civil até o dia 18 deste mês.

Esses cursos são coordenados e organizados pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq), um instrumento complementar dos Planos Territoriais de Qualificação. Por meio deste, firmam-se convênios com entidades especializadas em qualificação social e profissional para a capacitação de operários.

Poderão participar do Planseq maiores de 18 anos, que têm a família inscrita no programa nacional Bolsa Família do governo federal e a 4ª série do ensino fundamental concluída. As famílias que possuem trabalhadores com esse perfil receberão em suas residências uma convocação do governo federal para que os interessados se inscrevam em um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Segundo a assessoria do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), o Planseq da Construção Civil atenderá 185 mil pessoas em 13 regiões metropolitanas como, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Curitiba, Porto Alegre e Distrito Federal.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) também divulgou em seu site uma nota sobre o assunto, declarando que a classificação das famílias será feita pelo Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), o qual assegura que as famílias mais vulneráveis sejam as primeiras a serem atendidas.

Nenhum comentário: