No dia 16 de setembro, o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinep) organizou o "Painel sobre a Educação de São Paulo", no qual alguns candidatos à prefeitura puderam manifestar seus programas de governo para a educação na capital paulista, segundo o portal de notícia do Globo.com.
Outro evento desse tipo, de maior importância, já havia ocorrido no dia 9 de setembro. Era o “Movimento Nossa São Paulo", que organizou um encontro entre os candidatos à prefeitura de São Paulo para conhecer as suas propostas de governo na área de educação. Os candidatos discutiram inicialmente sobre a continuidade do Plano Municipal de Educação (PME), depois debateram o documento “14 Propostas para Promover a Qualidade da Educação na Cidade de São Paulo”, formulado pelo grupo de “Trabalho de Educação” do movimento. Segundo o site do grupo “Ação Educativa”, cada candidato discutiu sobre um tema dos quatorze, sorteado pelo mediador do debate, o jornalista Florestan Fernandes Júnior.
Foram encontrados dois blogues que fizeram comentários sobre esse movimento. No blog Colecionador de Pedras há uma postagem anterior ao evento. O autor, Sérgio Vaz, diz que será um dos observadores do debate e chama os leitores que estiverem por perto do local (SESC Consolação) para “colarem lá”. No blog da Inês Carvalho há uma postagem posterior, de quarta-feira, 10 de setembro. A autora traz informações a respeito do movimento tais como os realizadores, o tema, os participantes, etc.
Dos 11 candidatos à prefeitura de São Paulo nestas eleições, foram selecionados 8, tendo como critério a participação deles (direta ou representativamente) em pelo menos um dos eventos. Conheça agora quem são e quais as suas principais propostas de educação para a cidade.
Ivan Valente (PSOL)
No segundo item de suas propostas de governo, o candidato destaca aquelas relativas à educação:
· Analfabetismo Zero até o final do governo.
· Educação como direito de todos: jovens e adultos.
· Fazer valer o direito à educação desde a primeira infância.
· Escola não é lotação.
· 30% da arrecadação de impostos para investimentos na manutenção e desenvolvimento do ensino, reduzindo o número de alunos por sala de aula e valorizando o magistério.
· Condições estruturantes para garantir educação de qualidade.
Edmilson Costa (PCB)
O sexto item do programa de governo do candidato refere-se à educação. Há uma extensa cronologia da educação no Brasil, que vai das ditaduras militares até os dias de hoje. Os planos do partido são: a criação de “Conselhos Populares de Educação”, como forma de integrar e comprometer a comunidade com os destinos da escola e da educação de seus filhos. Todas as escolas do município deverão funcionar em tempo integral, para que os estudantes possam estudar e realizar as atividades práticas e o lazer na escola. Ampliar o número de escolas no município de forma a atender a todos os jovens. Transformar a escola num ambiente agradável, comunitário, onde os alunos sintam prazer em estudar e os seus pais tenham a escola como referência de futuro para seus filhos. Valorizar os professores e todos os profissionais da educação com o desenvolvimento de um programa de melhoria das condições de trabalho e salários dos professores. Implantar a jornada de trabalho de, no máximo, 20 horas semanais, em sala de aula, e 20 horas para a preparação de aula, plantão de dúvidas, reforço aos alunos e atividade científica. Criação de um vigoroso programa de capacitação dos professores, com estímulo à pós-graduação e à melhoria da qualidade do ensino. Construção da Universidade dos Trabalhadores “Manoel Fiel Filho”, pública, gratuita e de qualidade, que garanta 100% das vagas para os estudantes oriundos das escolas públicas, sendo o aluno ingressante avaliado pelo conjunto de seu currículo da escola, eliminando-se o vestibular. Esta será uma universidade que proporcionará, aos estudantes, um ensino técnico de excelência, mas também uma formação crítica e reflexiva, possibilitando que o futuro profissional seja um cidadão participante das atividades sociais e políticas da cidade e do País.
Sonia Francine (PPS)
Entre as metas da candidatura divulgadas em uma postagem do blogue da candidata, está: aproximar todos os cidadãos da educação de qualidade. Quanto às propostas de governo, na área de educação, aparecem: assegurar e incentivar o funcionamento dos “Conselhos de Escola” e a integração com a comunidade. Investir em qualificação permanente dos professores e demais servidores. Melhorar as instalações das escolas. Preparar a rede para Ensino Fundamental de 9 anos. Ampliar horário das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Aumentar vagas em Cetros de Educação Integrada (CEIs) e oferecer serviços alternativos (“mães-crecheiras”). Garantir a formação integral (com cultura, esporte, educação ambiental, educação para a saúde e sexualidade etc.), o desenvolvimento de capacidades, cultivo de qualidades e valores (como responsabilidade, respeito, solidariedade e persistência) e promoção da cultura de paz. Lembrar que a educação é instrumento para a construção de um projeto de vida; da construção de uma identidade e um papel social.
Renato Reichmann (PMN)
O candidato compareceu ao jornal SPTV, da Rede Globo, e respondeu para o apresentador Carlos Tramontina qual seria sua proposta principal para a educação:
contratação imediata de 12 mil professores, professores dando 40 ou 60 horas de aula, significam que estão dando por 2 ou 3, cai a qualidade de ensino, prefeitura usando 5% a menos do que é permitido para a educação, portanto tem 1 bilhão
Paulo Maluf (PP)
Apesar do slogan: “educação de qualidade será mais uma das medidas de Paulo Maluf”, não é fácil encontrar no site do candidato suas propostas de governo. No entanto, em uma notícia, postada no site em 8 de setembro, foi encontrada a seguinte declaração:
A qualidade do ensino e a falta de vagas nas escolas são grandes preocupações da população, Paulo Maluf explica que é essencial proporcionar às crianças aprendizado suficientemente qualificado, além de conforto na hora dos estudos. “Sempre dei enorme importância à educação no desempenho dos cargos para os quais fui eleito”, lembra. O candidato critica a adoção do programa que passa o aluno de ano mesmo sem aprender e afirma que “se eleito, não haverá a progressão continuada, os alunos farão exame e só passarão de ano estudando”. Além disso, Maluf conta que dará grande atenção as questões de informatização e profissionalização dos estudantes. “Na minha última gestão construí 180 escolas, agora serão mais 200. Também vou adotar cursos técnicos, até mesmo para aproveitar escolas que não funcionam à noite”, garante Maluf.
Gilberto Kassab (DEM)
Na página 23 do documento que se pode encontrar no site do candidato, há a seguinte declaração sobre o programa de educação: escolas cada vez mais adequadas, atenção integral e ensino de qualidade para todas as crianças e jovens. Em seguida, estão alguns dos pontos que o candidato propõe:
• Acabar, planejadamente, com a falta de vagas em creches, por meio da ampliação da rede de creches conveniadas, construção de novas escolas e parcerias com o setor privado.
• Expandir o ensino técnico nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), em parceria com o Governo do Estado.
• Manter e melhorar o programa “Ler e Escrever”, integrando-o às ações realizadas na pré-escola.
• Valorizar ainda mais os profissionais da educação, fortalecendo seus planos de carreira, reconhecendo seus esforços com uma política salarial ainda mais adequada e com aperfeiçoamento contínuo.
• Construir novas escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs), modernas e equipadas com computadores.
• Fortalecer, enriquecer o programa de merenda escolar, diversificando ainda mais o cardápio e os alimentos “in natura”.
• Fortalecer o programa de redução de consumo de água
e energia elétrica nas escolas, contendo custos e estimulando
o desenvolvimento da consciência ambiental.
• Reduzir ainda mais, e progressivamente, o número de alunos por classe.
• Realizar anualmente o programa “Minha Biblioteca”.
• Manter e melhorar ainda mais os programas de distribuição de uniforme, material escolar e leite em casa, assim como aperfeiçoar o programa de transporte escolar gratuito, adequando o percurso dos veículos à ampliação do número de escolas.
Marta Suplicy (PT)
O programa de governo, no quinto item, sobre educação, diz: nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), criados quando Marta foi prefeita, floresceu um novo conceito de educação, a partir de sua articulação com cultura, esporte e lazer. Os centros tornaram-se espaços de convergência e enriquecimento, com a participação ativa da comunidade, ao mesmo tempo em que eram rigorosamente escolas, cumprindo a função de ensinar e formando cidadãos. Nessa diretriz, no item Educação, destacam-se as propostas de implantar a Rede-CEU; criar a “Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação”; e criar o “Programa Pró-Criança”, valendo-se das creches particulares para sanar o déficit de vagas públicas, nos moldes do Pró-Uni.
Site oficial com programa de governo.
Geraldo Alckmin (PSDB)
No item sobre os planos para a educação, o candidato afirma que “a escola será um espaço para a família, com a abertura dos estabelecimentos de ensino nos finais de semana para atividades de qualificação profissional, ações de prevenção de doenças e promoção de saúde. Ainda terão atividades culturais de esporte e lazer acompanhadas por monitores, sendo preferencialmente professores e universitários em programas de estágio”. Algumas de suas propostas são:
• Aperfeiçoar o plano de carreira dos professores do ensino municipal.
• Melhorar os salários dos profissionais de educação.
• Ampliar a oferta de vagas em creches, para reduzir o déficit de 110 mil vagas para crianças de zero a três anos e criar 47 mil vagas em escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs), zerando o déficit para crianças de quatro e cinco anos. Construir mais escolas para crianças de seis a catorze anos e aumentar o tempo dos meninos e meninas na escola.
• Criar o “Programa de Atenção Integral à Criança” (PAIC) para promover ação articulada entre as Secretarias Municipais de Educação, Esportes, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social e a rede de Centros Educacionais Unificados (CÉUs), com o objetivo de realizar atividades diárias para os alunos da rede municipal de ensino, priorizando as regiões com os piores índices de vulnerabilidade social.
• Implantar o ensino fundamental de nove anos, em parceria com o Governo do Estado.
• Oferecer educação profissional para jovens, com o objetivo de qualificá-los e prepará-los para o mercado de trabalho, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, em parceria com o Estado (Centro Paula Souza) e com o Sistema S.
• Garantir refeições e merenda escolar de qualidade na rede municipal de ensino.
• Fornecer uniformes e jogos de material escolar completos para os alunos da rede municipal.
• Oferecer transporte escolar de qualidade para crianças que moram distante das escolas.
• Abrir as escolas nos finais de semana, oferecendo programas esportivos, culturais e de lazer às famílias.
• Promover recuperação pedagógica intensiva para alunos que não dominarem os conteúdos curriculares fundamentais, no final das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries.
• Criar centros de educação especial, com professores intérpretes de libras e “cuidadores” de alunos com dificuldade de mobilidade.
• Implantar plano de acessibilidade física para as escolas da rede municipal de ensino.
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