sábado, 13 de setembro de 2008

Discriminação no trabalho

Um relatório de emprego, desenvolvimento e trabalho decente, produzido por três agências da Organização das Nações Unidas (ONU), diz que aumentou o número de mulheres brasileiras no mercado de trabalho devido “ao aumento da escolaridade feminina, à redução do número de filhos por mulher e a uma expectativa maior de autonomia econômica, entre outros fatores”. Porém, o estudo diz que a relação na taxa de participação de homens e mulheres no mercado ainda é bastante desigual, refletindo a dificuldade de tantas mulheres em conseguir emprego ou permanecer nele, principalmente entre aquelas de menor renda e baixa escolarização.
Essa notícia foi publicada no site da Abril.com

Existem muitos blogues e blogueiros que escrevem sobre o tema “discriminação no trabalho”. Apesar de não tão atuais, apresentamos abaixo alguns desses blogues, com uma breve descrição da postagem que fizeram sobre o assunto.

Obesidade e discriminação no trabalho:
No blog do “Fragale”, definido por seu autor Roberto Fragale Filho como “um espaço híbrido de informação e análise, com comentários sobre os campos acadêmico e jurídico”, trouxe um artigo em 19 de outubro de 2007 que discute a discriminação no trabalho pela questão do peso das pessoas.

Discriminação racial nos bancos:
O blog de “humbertoadami” discute, entre outras coisas, a discriminação racial nos bancos. São postagens de dezembro de 2005 que acompanham casos de julgamentos, protestos e ações contra bancos por questões raciais.

Discriminação ao trabalho da mulher:
O blog “Preconceito Fede”, de autoria de Zailda Mendes, traz uma discussão sobre as discriminações que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho. Na postagem, de 10 de julho de 2008, a autora pede às mulheres que tenham consciência de seus direitos e acionem advogados e órgãos competentes quando se sentirem em situações discriminatórias.

Quando a discriminação vira notícia:
No blog “100% jornalismo”, de Letícia Lemos, há uma postagem de 7 de março de 2006 que fala da luta das mulheres por seus direitos e a repercussão desta na mídia.

Nenhum comentário: