quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Dengue na Facamp

A professora de inglês Edna Garbelotti contraiu dengue e afirma ter sido picada pelo mosquito transmissor Aedes aegypti nas dependências da Facamp. Testemunhas afirmam ter visto o mosquito na faculdade. O aluno Thiago Dallaverde garante ter visto três mosquitos em áreas próximas ao bloco do curso de design. O diretor Silvio Rosa afirma que todas as providências são tomadas para que o ambiente não fique propício a proliferação do Aedes aegypti.

O Brasil é um país cujas condições ambientais são favoráveis a propagação do mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, apenas entre janeiro e março deste ano foram registrados 120.413 casos de dengue clássica, 647 de febre hemorrágica da dengue e 48 óbitos causados pela doença, a maioria na região Sudeste. Em 2006, entre janeiro e setembro, 279.241 pessoas foram infectadas no Brasil, o que equivale a um caso a cada 30 quilômetros quadrados do território.

Os sintomas da dengue são facilmente confundíveis com os de uma gripe: Dores no corpo, febre e dor de cabeça. Para o combate da doença o melhor remédio é a prevenção, ou seja, evitar o acúmulo de água parada para dificultar a reprodução das larvas do mosquito.

Nenhum comentário: