quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Dia Nacional de Combate ao Fumo

No dia 29 de agosto, ocorrerá em todo Brasil, ações em prol do combate ao tabagismo. O tema do encontro deste ano é “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos”. Alguns dos locais de mobilização serão universidades, escolas e rodoviárias, segundo o Ministério da Saúde.

Saiba um pouco mais sobre algumas das programações para este ano e um breve histórico do surgimento do evento. Além disso, conheça os principais resultados desta luta contra o tabaco e alguns dos benefícios para quem deixa de fumar.

Programações:
No Rio de Janeiro serão realizadas ações educativas com distribuição de material informativo sobre o tema. No Espírito Santos serão promovidas palestras educativas em unidades de saúde e uma caminhada já está programada. No Pará, a Câmara Municipal promoverá uma sessão especial sobre a importância dos ambientes livres de fumo. No Amazonas, será distribuído material educativo em escolas, universidades e empresas. Em Tocantins haverá conscientização a respeito do tabagismo passivo em locais freqüentados por jovens como boates, academias e bares. As informações vêm do sítio do Ministério da Saúde.

Histórico:
Em 1980, o jornalista Adherbal Fortes de Sá, chefe de jornalismo do Palácio do Governo Estadual do Paraná, propôs a realização da 1ª Greve Estadual Contra o Fumo e a 1ª Meia Maratona. Apoiado pela Comissão Executiva e outras instituições não-governamentais, a maratona correu no dia 29 de agosto de 1980 e se repetiu nos oito anos seguintes. A participação dos jovens foi maciça. Foram coletadas 147.842 assinaturas sob o texto “Contra o Fumo e pela Saúde do Povo”. Com o apoio de parlamentares estaduais, foi instituído o Dia Estadual de Combate ao Fumo em 29 de agosto. Em 1986, o Presidente da República José Sarney instituiu oficialmente o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, homenageando desta forma o Paraná pelo seu envolvimento pioneiro da causa. Pela Lei Federal nº 7.488, de 11/07/86, também foi criada a Semana Nacional de Combate ao Fumo como forma de anualmente alertar a população jovem e adulta sobre os danos à saúde causados pelo fumo. Mais detalhes no sítio da Associação Médica Brasileira (AMB).

Saiba Mais:
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes por ano são decorrentes do tabagismo. De acordo com um inquérito realizado entre 2002 e 2003, com pessoas de 15 anos ou mais, residentes em 15 capitais brasileiras e no Distrito Federal, a predominância de tabagismo variou de 12,9 a 25,2%, sendo dos homens mais elevada do que das mulheres. Porto Alegre registrou as maiores proporções de fumantes, de ambos os sexos, enquanto Aracaju teve as menores. Quanto aos jovens, verificou-se que a porcentagem de experimentação variou de 36 a 58% no sexo masculino e de 31 a 55% no sexo feminino e de fumantes variou de 11 a 27% no sexo masculino e 9 a 24% no feminino.

Veja os benefícios obtidos depois que um fumante deixa de consumir o tabaco, publicados no sítio Alagoas em Tempo Real.

- Após 20 minutos, a pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do ex-fumante;
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido à metade;
- Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram. (Fonte: Instituto Nacional de Câncer - Inca).

Nenhum comentário: