quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ministério lança a Caderneta de Saúde do Adolescente

O Ministério da Saúde lançou, no dia 28 de outubro, a Caderneta de Saúde do Adolescente, que levará aos jovens informações sobre cuidados com saúde e explicações sobre as mudanças típicas desse período. De acordo com Thereza de Lamare, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, serão impressas 3,5 milhões de cadernetas, que serão entregues, no início de 2009, aos adolescentes que fazem parte do programa Saúde nas Escolas.
São cadernetas diferentes para meninos e meninas: “São sexos diferentes, são necessidades diferentes, são crescimentos em momentos diferentes, mas ambas abordam questões importantes da igualdade de gênero, da importância do cuidado da saúde, da relação afetiva”, diz Lamare. Elas terão 36 páginas, com dicas e temas de interesse dos adolescentes, como o aparecimento de espinhas, dicas de alimentação saudável, violência sexual, sexo seguro, odontograma, além de direitos e deveres dos jovens. A abordagem dos assuntos nas cadernetas masculinas e femininas será diferente: na caderneta das meninas haverá informações como tabela de ciclo menstrual e na dos rapazes haverá itens como ejaculação e funcionamento do pênis.
Thereza de Lamare afirmou que, em 2007, houve um projeto piloto para se chegar ao ao formato final da caderneta: "A gente fez um piloto em oito municípios e se mostrou extremamente eficaz no cuidado do adolescente. Então, ajuda o profissional a atender esse adolescente, a enxergar esse adolescente no serviço de saúde e fazer as articulações com a educação, foi muito interessante, um trabalho muito bom. Acho que para os pais também vai ser muito bom, porque vai ajudar um pouco a entender essa fase do crescimento."



Outras informações
Atendimento à Imprensa
(61) 3315 3580 e 3315 2351
Fonte: Site do Ministério da Saúde e da Agência Brasil

Nenhum comentário: